29 de out. de 2009

Um litro de lágrimas. [6]




Capítulo 6 - 19 anos (1981-82) - "Eu posso não durar muito mais tempo..."

Ako me deu uma camiseta para me parabenizar por deixar o hospital.

Eu estava determinada a manter-me bem hoje, mas tudo o que fiz foi comer, escovar os dentes, ir ao banheiro e dormir.Foi assim que passei o dia.

Cortei o cabelo de noite, curto e espetado.Eu não posso cuidar dele por mim mesmo, então quem se importa se tenho cachos ou não?Pensando cuidadosamente, eu entendo muito bem a consideração da minha mãe, ela disse que assim eu levaria menos tempo para pentear.
Quando olhei no espelho, percebi que agora tenho o mesmo corte de cabelo do Dr. Yamamoto.


Solidão.

Se eu me recuperar da doença, se eu me tornar capaz de andar novamente, se eu me tornar capaz de falar sem sentir qualquer inconveniência, se eu me tornar capaz de comer usando bem o hashi...

Pensando dessa forma era apenas um sonho.Eu não deveria deixar esses pensamentos em minha cabeça.

Como uma pessoa com deficiência, terei que viver a vida inteira tendo o peso em meus ombros.Mas eu vou lutar contra isso, mesmo que doa... Foi assim que eu fiz minha mente pensar...

Desde que o Dr. Yamamoto me disse que a doença não melhoraria, tenho me preparado para desaparecer de uma vez, na esperança de uma vida curta.

Mãe, me desculpe por ter feito você se preocupar tanto e por não poder recompensá-la por tudo.
Meus irmão e irmãs, por favor me perdoem : eu não pude fazer muita coisa como irmão mais velha, e ainda tirei a atenção da mãe em vocês.

Eu sei que vou ser um estorvo por mais alguns meses.Essa é minha vida.

Ah, o que eu devo fazer na Terra?

Mudei do quarto de cima, que venho usando por um bom tempo, para a sala no primeiro andar.É perto da cozinha, da banheira, e do banheiro.É também visível do corredor que a família passa o tempo todo.Se sua grande janela estiver aberta, eu posso ver o jardim, e Kuro, nossa cadela, está sempre olhando para mim.

Kuro teve quatro filhotes! Eles não podem ver ainda, mas são bons em encontrar os mamilos da mãe.Kuro parece uma ótima mãe.
E essa manhã, os botões do lírio abriram.Vou chamar a única filhotinha de Lily.(Lírio)


Amor.

À noite, meu irmão veio para o meu quarto com seu dever de química e sua nova câmera, eu acho que ele ficou comigo porque achava que eu poderia estar me sentindo solitária ficando sozinha.Que garoto gentil ele é!

Por mais de duas horas, ele me explicou felizmente sobre sua câmera, então ele voltou para seu quarto sem fazer nada da lição de casa.
"Amanhã", ele disse, "eu vou acordar às 5 horas e tirar as pedras afiadas do playgroung para os filhotes".

Mas certamente ele terá que fazer o dever de casa, não é?
Filhotes de Kuro, eu não acho que ele terá tempo para remover as pedras pontudas, sinto muito.

Me senti amada no calor da minha casa, mas não conseguia expressar meu amor para todos eles.Não consigo falar direito e não posso me expressar direito através de atitudes... O melhor que consigo fazer é sorrir em resposta ao amor deles.

* Eu deveria ir dormir cedo e acordar cedo.
* Deveria escovar meus dentes rapidamente.
* Não deveria me atrasar para as refeições.
* Eu deveria treinar todos os dias sem falta.
* E eu vou fazer um esforço para responder ao amor de todos.

Auto-treinamento.

- Me levantar 10 vezes.
- Elevação inferior 10 vezes.
- Girar e sentar 10 vezes, inclinando-se para a direita e esquerda.
- Elevar os braços por 5 minutos.
- Ficar em pé segurando alguma coisa por 5 minutos.
- Inspirar e expirar profundamente 3 vezes, tocar gaita, e novamente inspirar e expirar profundamente 3 vezes.(Quando eu toco a gaita, posso obter um bom som se eu apertar o nariz para que minha respiração não saia)
- Tricotar para treinar minhas mãos.
- Recitar livros ilustrados para melhorar minha fala...

Outono tardio.

De repente, percebi que as cigarras tinham parado de cantar.Elas passaram o bastão para os grilos.Está ficando frio tanto de tarde quanto à noite.
Não posso deixar de sentir que minha resistência física e minha energia estão se deteriorando.
Está tudo bem que eu continue viva?
Se você morrer, não deixará nada para trás.
Amor, que pessoa triste eu sou por apenas contar com isso!
Mãe, é realmente certo uma pessoa feia como eu estar vivendo nesse mundo?
Mãe, tenho certeza que você pode encontrar alguma coisa brilhante em mim.
Me ensine, me guie!

                                                    Olhando para o canavial
                                                    florescendo no jardim,
                                                    sinto saudades de você .

De manhã cedo, fui acordada pelos latidos dos cachorros que brincavam entre eles.
A luz do sol da manhã entrava pela janela.Deitada no meu futon, fiquei os observando brincar por um tempo.Eles realmente cresceram mito reapido.Eles só podiam gritar até pouco tempo atrás, mas agora eles podiam rosnar também, como cães maduros.
Isso também poderia ser dito sobre mim...Sorri um sorriso amargo quando pensei isso.

Eu quero ir a uma floricultura para comprar uma rosa.
Eu quero ir a uma loja de bolos, vou decidir enquanto olho pela janela se quero um folhado de nata ou um pedaço de bolo.
Eu quero ir à uma loja de bebidas, eu vou dizer para o  homem de meia idade com o rosto avermelhado, "Posso ter uma garrafa de Akadama Honey Wine?", eu quero dar ao meu irmão.

Meu desejo se tornou realidade: eu fui presenteada com a cópia de Totto-chan escrito por Tetsuko Kuroyanagi.
Mas deixando a diversão para mais tarde, eu comecei meu trabalho artesanal, eu tenho que cortar o pano de kimono em vários pedaços da mesma forma, então colá-los em uma bola de madeira.
Não posso usar uma tesoura muito bem, e também é difícil para fixar os panos com alfinetes, então só farei progressos lentos.Eu estava realmente séria quando cortei o pano, porque eu não seria capaz de concluir corretamente se as medidas estivessem erradas.

Enquanto eu estava prestes a ir dormir, ouvi batidas na porta.(Lembro de uma cena como essa no livro escrito por Shinichi Hoshi).Quando eu disse "entre", a posta de abriu silenciosamente e uma pequena menina veio...Sim, era Rika.
"Aya, eu tenho uma coisa para falar", disse ela de uma forma extraordinariamente séria."Amanhã vou para a creche, não estarei em casa, então você terá que ser uma boa menina, tá bom?Não caia. Nós brincaremos juntas quando eu voltar para casa certo?"
Isso me fez chorar.

Eu acho que se, interiormente, você digerir o carinho de sua mãe isso se transforma em amor para com outras pessoas.

Quando dei amendoins para os pássaros, eles ficaram felizes, mas logo que abri a gaiola para limpar, eles de repente voaram e desapareceram.Eles só podiam voar assim porque não sabiam que eles não seriam capazes de viver em lugares selvagens, e que existem inimigos assustadores lá fora.
Por favor, voltem quando perceberem isso...

Me sentindo triste, escrevi algumas cartas para meus professores e amigos.
"Por favor, compre um bloco de notas encadernado e com espiral para mim, como um caderno", pedi para minha mãe, "Eu não sinto vontade de escrever meu diário em um bloco de notas normal".
"O quê?", ela respondeu,"Você não está sendo um pouco egoísta dizendo que só pode escrever seu diário dependendo do seu humor?Poderia ser uma história diferente, levando em conta que sua condição é ruim, agora você deveria pensar que deve escrever algo de qualquer maneira".
Aprendi mais uma coisa do estilo de vida da minha mãe.Ela estava certa, se ela dissesse, "Eu não estou com humor para preparar o jantar", eu ficaria com fome.

Rika me visitou enquanto eu estava deitada, estava ficando com frio.Ela se sentou ao lado do meu travesseiro e começou a desenhar um retrato dos ratos desenhados na fronha, um coelho grande e um pequeno ao lado um do outro.Ela também desenhou três ou quatro círculos entre eles, acho que ela quis que fossem flores.
"Aya", ela disse, "Eu pensei que você poderia se sentir solitária durante a noite, enquanto dorme sozinha.Então por favor, faça deles seus amigos".
Sua ternura novamente me fez chorar.

Eu li um artigo no jornal dessa manhã sobre uma pessoa com deficiência em uma cadeiras de rodas elétrica que fez um curso por correspondência de 20 anos para que pudesse adquirir um título de reparação de relógios.

Eu não demonstrei nada, meu corpo parou seu crescimento emocional.

Me pergunto se há algum tipo de trabalho que eu poderia fazer? (Meu irmão diz que não, e eu meio que concordo com ele).Mas eu não acho que tudo seja impossível.

Tudo o que posso fazer agora é escrever e fazer artesanato.Mesmo que eu não possa ter um emprego, eu posso, pelo menos, ajudar minha mãe limpando o chão, dobrando a roupa e etc.

Hoje eu estava pretendendo fazer mais artesanato, mas ao invés disse, eu acabei brincando com minha irmã.Durante esse tempo, minha mãe limpou meu quarto.
"Deixando as coisas sujas assim, isso é o que os animais fazem", ela disse.

Eu realmente apreciei o que ela fez, todos os cabelos presos no tapete haviam desaparecido lindamente.Mas tornou-se um pouco mais difícil para limpar, eu não poderia relaxar.

Eu queria saber como minha mãe se sentia quando estava limpando meu quarto.Ela tinha que gastar metade de seu dia para cuidar de sua filha problemática...

"Pobre Aya!", disse Ako.
"O que é divertido para você Ako?" eu perguntei.
"O que é divertido para você Aya?" ela respondeu.
"Nada" , respondi.
"Pobre Aya!", ela disse.


Hoje eu estava treinando no mezanino, pratiquei segurando a cadeira de balanço e deixando ir com as duas mãos.

Eu não estava muito estável e só podia ficar em pé por cerca de 5 minutos, mas é assim que estou tentando.No entanto, por que não posso fazer melhor?

Meu irmão também disse, "Pobre Aya!".Já estava escuro lá fora e a brilhante tela da Tv estava refletindo em seu rosto.

Eu quero ir para algum lugar espaçoso.
Eu não gosto de ser limitada.
Eu sinto tanta pressão.
Eu não posso sair porque está frio lá fora.
Eu continuo pensando sobre a morte, estou com muito medo.
Eu não posso me mover... Estou derrotada.
Eu quero viver!
Eu não posso me mover, eu não posso ganhar dinheiro, eu não posso fazer nada útil para outras pessoas.
Mas eu quero viver.
Eu quero ser compreendida...


Rika espalhou geléia em um pedaço de pão, que caiu no chão enquanto ela estava comendo."Que desperdício!", pensei.Mas minha mãe apenas limpou a geléia e disse, "que pena!".
De onde veio essa diferença de atitude?

Quando falhei tentando me levantar da cadeira, esmaguei a laranja no meu bolso.Me sentindo como minha mãe, podia pensar, "que pena!".

Palavras cruéis.

Pelo menos, eu estava sendo "referida".

Minha mãe e eu tinhamos ido ao hospital para um exame.Eu quase caí no banheiro e ela estava me apoiando, eu estava me segurando nela desesperadamente.

Ao meu lado, uma mulher de 30 anos vestindo roupas com uma etiqueta vermelha sussurrou para seu filhinho: " Se você não for um bom garoto, vai se tornar como ela".

O comentário dela fez com que eu me sentisse muito triste e miserável.

Minha mãe me animou dizendo, "Bem, se ela levanta a criança dizendo coisas como essa, quando ela envelhecer e tiver problemas com o próprio corpo, ela poderá perceber que seu ensinamento estava errado e o fato de não ser uma boa mãe irá assombrá-la".

Acho que vou ter que enfrentar esse tipo de incidentes com mais frequência no futuro.Quando crianças encontram alguém diferente delas, elas se interessam e olham, não tem jeito.Mas foi a primeira vez que fui usada como 'material' para a educação de uma criança.
Aquilo me afetou.


Minha família percebeu que eu devo me sentir solitária por ficar sozinha durante o dia, então eles me compraram um gato, que rapidamente se apegou a mim.Ele vem em meu futon, e senta no meu colo, é muito bonito.Quando Rika o segura, ela o abraça fortemente, ele não gosta e tenta escapar dela.Então ela o puxa pelo rabo e tenta colocá-lo em seu colo, mas não importa quanto esforço ela faça, ele se recusa mais e mais.Então Rika fica brava, e no fim ela bate nele.Eu digo que ela não deveria fazer isso, então ela olha para mim e começa a me bater.

"Não se atreva!", digo fingindo estar brava com ela.
Rika tira sarro, dizendo, :"Aya está com raiva, Aya está zangada!"
"Se você diz..."
Eu disse a minha mãe.

Eu tenho 19 anos e 5 meses de idade, Rika tem 5 anos e 7 meses.

Estou vivendo a vida de uma mulher velha:  sem juventude, sem energia para viver, sem razão para viver, sem trabalho para atingir metas... Tudo o que eu tenho é meu corpo se deteriorando.
Por que eu tenho que estar viva?Ao contrário, eu quero viver.
As únicas coisas que eu aproveito são: comer, ler e escrever.
Me pergunto o que os outros de 19 anos gostam?!


Quando tive meu último exame médico, me disseram para entrar no hospital novamente após o ano novo.
Estou com medo, porque só estou piorando e não existem sinais de recuperação.Quando eu penso sobre isso, não posso controlar o choro.Me debatendo na escuridão...é essa minha vida?Droga!
Mostrando meu desafio, dizendo "O que está errado em ter 19 anos?" ou "O que está errado em ter 20 anos?" não me levará a lugar algum.

Quando eu choro todos ficam depressivos.Quando eu choro, fico com o nariz entupido e tenho dor de cabeça, me sinto tão cansada.Então por que eu choro?Não tenho nenhum para trabalho para terminar, nenhum passatempo.
Incapaz de amar alguém ou ficar na minha...esperando.

Eu olho para meu rosto cheio de lágrimas no espelho.
Aya, por que você chora?

Comi  macarrão instantâneo hoje no almoço, conhecido pelo slogan "Basta adicionar água quente e estará pronto em 3 minutos".Porque não posso saborear sopas muito bem, eu engasgo facilmente, é muito dolorido sabe.
Se eu engasgar e não conseguir respirar enquanto estiver sozinha, poderia ser fatal.

Chika-san, minha superior no colégio, teve poliomielite.Ela babava muito, mas ela podia beber chá usando uma xícara.Porque não posso beber sem deixar pingar?Talvez seja porque os músculos que eu uso para engolir enfraqueceram. Hoje me concentrei na minha boca, como beber de um copo pequeno, eu tentei pouco a pouco.Não engasguei, fiquei feliz.

Me senti feliz sobre outra coisa também.
Até agora,eu não conseguia fazer algumas coisas que para as outras pessoas é comum. É constrangedor escrever isso, mas é porque muitas vezes não conseguia ir ao banheiro a tempo, tinha que ficar trocando minhas roupas íntimas.Eu percebi o caos do problema: eu só comecei a me mover quando a natureza chamou, mas eu não conseguia me mover rápido o suficiente. Então decidi que eu deveria ir ao banheiro regularmente em determinado horário.E funcionou, agora posso controlar sem nenhum acidente!Estou tão feliz, eu quero contar para alguém, mas não é o tipo de coisa que se possa contar a todos, então secretamente aproveitei meu sucesso.

Reunião de classe.

Cinco professores, 17 alunos e seus pais se reuniram no restaurante chamado Inaka.Eu estava muito feliz por ver que todos pareciam tão bem.Antes de servirem os pratos, todos estavam na varanda conversando no sol quente.
Eu era a única sentada.

Professor Suzuki veio e se sentou de pernas cruzadas ao meu lado.Ficamos na mesma altura.Ele me deu um lenço e disse que era uma lembrança de Singapura, como sempre, os olhos eram suaves como os de um elefante.Yo-chan me deu um livro que comprou com o dinheiro de seu salário, 'Cherry-chan to Einstein boya' (Cherry and the Young Einstein), escrito por Teruko Ohashi.
Comemos por nossos corações contentes e rimos alegremente.
"Já faz um tempo desde que comemos uma refeição japonesa completa e vemos todos não é?" Minha mãe disse. "Nós podemos desfrutar de um monte de coisas boas se estivamos vivos, não podemos?"
"Sim, nós podemos", eu respondi.

Se alguém diz apenas uma ou duas palavras por dia, você pode dizer que eles estão levando a vida como parte da sociedade?...Eu estou me tornando esse tipo de pessoa.
Se alguém não é capaz de fazer nada por si próprio, e precisa ter outras pessoas cuidando dela para que possa viver, você pode dizer que ela está levando uma vida social?... Eu sou essa pessoa.

Eu quero ser útil para as outras pessoas.
Eu vou pelo menos tentar fazer minhas próprias coisas de modo que não incomode ninguém.
Não posso viver a menos que tenha alguém para cuidar de mim...Me tornarei um fardo ainda maior para as outras pessoas.

Essa é a história da minha vida!!

Está nevando.Mesmo com o aquecedor elétrico no máximo (aquecedores a óleo irritam minha garganta, então somente no meu quarto tem um elétrico) e me esquentando no cobertor, sinto frio até o osso.

Comecei a ler Hashi no nai kawa (O Rio sem Ponte), de Sue Sumii, no ano novo.Terminei cinco capítulos em um trecho, eu facilmente fui absorvida.É um hábito ruim, eu até deixei de treinar para ler.
O ar estava frio quando fui para o corredor, senti calafrios.Coloquei uma jaqueta acolchoada na tentativa de evitar um resfriado, mas eu senti o perigo porque meu corpo estava muito duro.Decidi então comer minhas refeições no quarto durante o frio.Me sinto solitária quando alguém trás minha comida e eu como sozinha, mas algumas vezes meus irmãos e irmãs comem comigo.

Para falar a verdade, eu não gosto de comer e dormir no mesmo lugar.



Um acidente de trânsito.

TUDO BEM... TUDO BEM...
Ako estava ferida e foi para o hospital.
No caminho para casa em sua bicicleta, ela foi atingida por um carro que não parou onde deveria.Ela foi levada ao hospital de ambulância.
Ela vai ficar bem?Eu não sei o que fazer, só posso rezar para ela...

Minha mãe voltou do hospital.
Ako quebrou dois ossos da perna direita, ela terá que operar quando o inchaço diminuir.Minha mãe disse que Ako estava chorando enquanto fazia seu melhor para aguentar a dor, e ficava dizendo: "Mãe, sinto muito por isso".

"Ainda bem que ela não machucou a cabeça, eu fiquei muito aliviada", minha mãe disse calmamente.Ela parecia menor de alguma forma.
"Por favor me leve para vê-la", eu disse.
"Eu te levarei quando a operação já tiver acabado e ela começar a sorrir", ela respondeu."Se você começar a chorar, pode ser que o machucado dela doa mais.Então você terá que esperar um pouco".

Ah eu senti como se estivesse voando para Ako e dizendo, "Ako, aguenta aí!".

Meu irmão foi ao hospital em seu caminho de volta da escola, mas ele não me disse como ela estava.Será que ela está seriamente ferida?Eu realmente quero comer alguns amendoins açucarados, mas vou ser paciente até Ako melhorar. Aguente firme, Ako!

A mãe está bem?Ela não parece estar dormindo muito.
"Mãe, estou ansiosa sobre Ako, mas eu não posso fazer nada", eu disse.
"Por favor, não caia e se machuque", ela respondeu."Essa é a melhor coisa que você pode fazer para ajudar".

Me pareceu uma forma passiva para ajudar.Então eu disse, "Sim, posso ver, eu sei que não vou poder visitar Ako até eu parar de chorar.Mas eu vou tentar não chorar, então por favor me leve para vê-la".

De repente Rika disse: "Ah, eu quero morrer!"
Fiquei séria só de ouvir a palavra 'morrer'.
Mesmo quando eu a ameacei dizendo "Vai doer sabe", ela disse, "Tudo bem!"
Quando eu disse, "Você não poderá ir em piqueniques", ela finalmente disse, "não gosto dessa idéia, eu não quero mais morrer então".

Ela não estava falando séria, claro.Mas eu estava seriamente tentando fazer com que ela parasse de dizer aquilo.

Uma brisa está soprando, já dá para sentir a chegada da primavera.Até mesmo os brotos de grama estão crescendo rapidamente.
Eu não posso esticar meu tendão de Aquiles muito bem, e é difícil para me sentar, talvez porque eu não me exercitei muito durante o frio.Eu também desenvolvi uma fobia de ir ao banheiro.Meus ombros ficam frequentemente duros e eu me sinto desconfortável por não suar, mesmo quando está calor.O movimento da minha língua é ruim e eu não posso nem mesmo lamber um sorvete.
Acho que é parte da razão pela qual eu estou tendo dificuldades para falar.

O irmão do senhor Yamaguchi comprou um carro novo.Ele me convidou para dar uma volta, isso foi muito inesperado!

Era um lindo dia de primavera.Os trevos que brotaram cedo estavam lindos.Eu queria fazer um anel de flores, mas não podia fazer isso sozinha.Fiquei com vergonha de pedir para um homem, então eu não fiz.
Achei um trevo que estava saindo sobre uma vala.Preocupada que ele pudesse cair, eu olhava mais para ele, mas estava tudo bem porque tinha uma grande raiz.Senti que ele seria forte enquanto tivesse esse apoio.

Fomos a casa do senhor Yamaguchi no caminho de volta.Ele tocava sua guitarra elétrica, era um som muito poderoso.Ele disse que está profundamente guitarrista agora, ele quer ter mais equipamentos, mas ele disse, "o dinheiro vem primeiro, e todo o resto é consequência".

No meu caso, "O som do corpo vem primeiro, e todo o resto é consequência".

Isso é mais difícil que dinheiro.

"Mãe, eu não consigo mais andar".

Um bebê senta quando tem cerca de oito meses de idade, engatinha quando tem dez meses, e anda quando tem mais de um ano.Eu costumava andar, então eu gradualmente voltei a engatinhar, e agora estou sentada a maior parte do tempo!
Estou degenerando, e algum dia, suponho eu, estarei de cama...

É só uma questão de estar doente?Um ano atrás, eu podia me levantar, podia conversar e rir.Agora, não posso andar, por mais que eu tente, por mais que eu cerre meus dentes e tente me segurar.
'Mãe, eu não consigo mais andar', eu escrevi em um pedaço de papel, segurando as lágrimas.'Eu não posso mais ficar em pé mesmo se segurar em alguma coisa'.
Abri a porta suavemente e dei o papel a ela, fechei a porta de novo rapidamente porque eu não queria que ela visse meu rosto, e eu sabia que seria doloroso ver o rosto dela.

Rastejei 3 metros até o banheiro, o corredor estava frio.As solas dos meus pés são macias como a palma de uma mão normal.Mas as palmas da minha mão e meus joelhos são ásperas como a sola de um pé normal.
Rastejar não é uma coisa legal de se fazer, mas não tem outro jeito.É a única maneira que tenho para me movimentar...

Senti alguém atrás de mim, parei e olhei para trás... Minha mãe estava rastejando atrás de mim sem dizer nada...Suas lágrimas estavam caindo pelo chão...Todas as minhas emoções reprimidas explodiram e eu comecei a chorar.

Minha mãe me abraçou com firmeza e me deixou chorar, como eu queria.Seus joelhos estavam molhados com minhas lágrimas, e suas lágrimas molhavam meu cabelo.
"Aya, nós estamos tristes, mas vamos continuar, ok?Eu estou com você.Agora vamos voltar para seu quarto antes que seu corpo fique frio.Sou forte o suficiente para te carregar nas costas, mesmo que haja um terremoto ou um incêndio, eu vou te ajudar primeiro.Não se preocupe e durma bem, não há necessidade de pensar em coisas desnecessárias".
Então ela me levou de volta para o quarto em seus braços.

Me tornei uma pessoa que não pode fazer nada a não ser choramingar.O caroço de um complexo de inferioridade está crescendo em meu cérebro, acho que faz parte de ser deficiente.Mas eu ainda estou viva, continuo respirando a fim de viver, porque eu não posso morrer, e nada pode ser feito por mim.Essa é uma maneira horrível de dizer isso.
Quando eu choro, tenho rugas e meu rosto fica feio.Para melhorar minha imagem quando olho no espelho, tento sorrir mesmo que não haja nada de engraçado.


Vamos viver.

Eu quero inalar o céu azul com todas as minhas forças;
Uma brisa refrescante delicadamente acaricia meu rosto.
Dispersas nuvens brancas refletidas em seus olhos claros.
Estive sonhando com esse momento maravilhoso...

Quero saltar em direção ao céu azul com todas as minhas forças;
Um manto de penas azuis irá gentilmente me cobrir.
Sem pensar que sou feia,
acreditando sinceramente que posso ser útil em algum lugar.

Onde você acha que eu deveria ir?
Sempre chorando por mim mesma,
Meu diário é meu amigo;
Não pode me dar respostas,
mas meu espírito é elevado quando escrevo.

Estou pedindo uma mão amiga,
Mas não posso nem chegar a tocar;
Minha voz apenas ecoa, gritando na escuridão.
Evolução de um macaco para o homem levou um tempo incrivelmente longo,
Mas a degeneração é tão rápida...


Não gosto de ficar sozinha durante o dia.Com medo de já não ser capaz de falar, leio livros ilustrados em voz alta e faço exercícios vocais.Hoje eu fiz exercícios de respiração profunda e estiquei meu pescoço dez vezes.

Minha mãe me disse que eu não deveria tentar muito quando estivesse sozinha, ela acha perigoso.Ela está sempre preocupada até chegar em casa e me ver.
Embora essas palavras pudessem fazer minha vida mais passiva, eu posso ver que são razoáveis porque na verdade eu caí, os meus lábios ficaram inchados e quebrei meu dente.

Preocupada por eu ficar sozinha, Jun e sua mãe vêm me ver as vezes.A mulher de meia idade da casa vizinha também aparece para ver o que está acontecendo.Mas meu coração não está satisfeito, é difícil viver cada dia sem um propósito.Só posso pensar em possibilidades e isso acaba na minha cabeça, mas eu não posso fazer nada.
Quanto tempo essa vida vai continuar?...Mãe, estou sofrendo.Por favor me ajude...

Agora que também é perigoso para mim tomar banho sozinha, tanto minha mãe ou Ako vem comigo, usando shorts.Ako lava meus cabelos e minhas costas, eu não consigo levantar meu braço direito.Parece que as articulações do ombro endureceram.

Mensagem para Dr. Yamamoto.
Você disse "Valorize o que lhe restou, e não o que perdeu".
A luz vai brilhar algum dia, e os botões verdes aparecerão...
Tenha esperança, olhe para o futuro, e de pé continue, não desista...
Essas são as senhas!
"Nada irá voltar, mesmo que você sofra com isso", disse o médico em que confio."Desenvolva o que resta mais do que o que está perdido".
Eu vou tentar continuar.
Eu juro que não ficarei deprimida...
Começou a chover...
Eu invejo a natureza mutante do tempo...
Mas pessoas não podem viver sendo tão mutáveis, podem?



- Os conteúdos são irresponsáveis.
- Minha mente é malfeita.
- Minha escrita é precária.
Nada de bom, idiota!


Então o que você diria que me sobrou?

Eu tive um sonho que minha família viajava para um lugar que você não poderia ir em uma cadeira de rodas.
"Se divirtam", eu podia dizer com um sorriso."Estarei esperando por vocês aqui em casa".
Eu acho que coisas como essa podem se tornar mais frequentes, eu quero estar pronta para quando se tornarem realidade.

Limites.

As pessoas frequentemente dizem que o início da estação das chuvas é ruim para pessoas doentes, e no meu caso estou ficando pior e pior como se estivesse caindo de uma escada.
- Tenho diarréia, meu corpo sente-se burro.Desidratado?
- Meus quadris são instáveis.
- É difícil para engolir.
- Eu caio e meus lábios sangram.
- É difícil de ler e ver outros objetos. Tudo está fora de foco.

Fui contactada sobre o festival que está acontecendo no colégio, mas eu não tenho nenhuma energia para ir.
Minha doença evoluiu muito.
Os dias em que não escrevo estão aumentando cada vez mais.
Eu não posso usar uma caneta esferográfica muito bem...Eu quero pensar que é porque eu não tenho escrito muito.

Eu posso não durar muito tempo…












3 comentários:

Unknown disse...

Grato =D

Danielle D'avila disse...

To amando!
=D

Fernanda disse...

*----*

Postar um comentário